sábado, 14 de maio de 2011

INFORMAÇÃO

Combate às águas de março

Nova página do Instituto Oswaldo Cruz explora o conhecimento de cientistas da casa para ajudar na prevenção da dengue.
As chuvas de março favorecem a formação de criadouros para os ovos do mosquito da dengue. (foto: Leonardo Perim/ IOC)
Cientistas e jornalistas contra a dengue. O fruto dessa união? Uma nova seção do portal do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz voltada especialmente à prevenção da doença. A página Dengue: vírus e vetor está no ar desde o mês passado.
"Temos uma relação muito próxima com os pesquisadores que atuam na temática de dengue dentro do Instituto Oswaldo Cruz. Este grupo já é bastante sensível à parceria entre cientistas e jornalistas no compromisso de informar a sociedade sobre temas de ciência e saúde", explica, por e-mail, a jornalista Renata Fontoura, uma das coordenadoras do projeto.
A seção conta com vídeos de especialistas explicando tanto o vírus e a transmissão quanto os hábitos do mosquito Aedes aegypti.
Além disso, é possível também acessar infográficos e imagens que esclarecem o melhor modo de combater o inseto.
"A internet conta com muitas informações sobre dengue, mas nem todas são confiáveis. A ideia do hotsite foi disponibilizar na internet informações confiáveis sobre o tema, com a chancela e a aprovação de especialistas do Instituto", diz Fontoura.

Assista a um vídeo em que pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz explica a origem do Aedes aegypti
A coordenadora esclarece que o público-alvo da página é amplo e formado, sobretudo, por aqueles que não são especializados em ciência ou medicina. Ela completa: "Certamente, é possível aplicar muitos dos conteúdos em escolas".
Fontoura ainda lembra da importância de se combater a doença agora, nesta época do ano. Embora muitas pessoas associem a dengue ao alto verão, a jornalista adverte que o pico da doença é sazonal, e o início de março reserva chuvas e a consequente formação de criadouros para os ovos do vetor.
Clique no link e conheça a página Dengue: vírus e vetor

Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário