segunda-feira, 25 de julho de 2011

Livros livres

Acervo de editora universitária norte-americana com milhares de obras relacionadas à ciência é disponibilizado gratuitamente na internet. 
 
Livros livres
Mais de quatro mil livros do acervo da National Academies Press estão disponíveis gratuitamente no site da editora desde o início de junho de 2011. (foto: Flickr/ Amelia-Jane – CC BY-NC 2.0)
Agricultura, biologia, comportamento, engenharia, geografia... Há temas de A a Z no site da National Academies Press (NAP), editora universitária norte-americana que, a exemplo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP), oferece agora todo o seu acervo em formato PDF para download gratuito.
São mais de quatro mil obras com conteúdo relacionado à ciência que começaram a ser liberadas na internet em 1994. O catálogo completo está disponível gratuitamente na rede desde o início de junho de 2011, incluindo até os PDFs de artigos e relatórios que costumavam ser vendidos pelo site. E vem muito mais por aí, levando em conta a média de 200 livros lançados por ano pela NAP.
Site da NAP estimula divulgação de download gratuito de seus livros em redes sociais
A política de disponibilização foi voltada inicialmente para países em desenvolvimento.
Apesar de manter os direitos dos autores reservados, a NAP oferece na própria página de download dos livros ferramentas para difusão das obras em sites, blogues e redes sociais.
Por exemplo: On Being a Scientist, um guia de conduta para pesquisadores que já está na terceira edição, conta com opções para divulgação do material via Facebook e Twitter.
O site da NAP ainda oferece vídeos, podcasts e sinopses sobre boa parte do acervo. 

Saulo Pereira GuimarãesCiência Hoje On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário