quarta-feira, 6 de abril de 2011

PERIGOS PANDÊMICOS

Síndrome respiratória aguda grave, influenza A H1N1, gripe espanhola. Todos esses nomes estão relacionados a epidemias que já mataram milhões de pessoas. O Estúdio CH desta semana convida o médico infectologista Stefan Cunha Ujvari, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, para falar sobre pandemias.
Em entrevista a Fred Furtado, Ujvari, que acaba de lançar o livro Pandemias: a humanidade em risco, explica como o mundo globalizado e o modo de vida atual facilita a disseminação de agentes infecciosos.
Segundo o médico, o risco de uma pandemia não está relacionado apenas às mortes que ela causa – algumas podem não matar em grande escala –, mas também ao impacto que tem na vida e na economia das sociedades atingidas. São dias de trabalho perdidos, fechamento de aeroportos, mal-estar, entre outras inconveniências.
Ujvari aponta os vírus da influenza, causadores de diversas gripes, como os principais responsáveis pelas pandemias, pois as variedades existentes em animais de criação, como porcos e aves, podem se combinar e formar novos vírus.
O médico fala ainda sobre as medidas que os governos podem tomar para impedir o alastramento das pandemias e avalia o estado de preparação do Brasil para enfrentar um evento desse tipo.

Clique abaixo para ouvir a entrevista completa. 

 
Tamanho: 6.1 MB
Tipo de arquivo: MPEG-1 Audio Layer 3 (audio/mpeg)
Bit rate: 64 Kbps
Frequência 44 Khz
Duração da faixa: 13:16 (mm:ss)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário