sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Aos meus alunos!!!

Galera, a Feira do vestibular promovida pela Universidade Federal do Pará vem aí, aproveite para fazer um teste vocacional, conhecer os cursos da instituição. Leia a matéria a seguir:

Feira do Vestibular da UFPA começa no dia 14


Você gosta de Matemática, mas também é bom em Biologia? Pensa em ser engenheiro, mas também gostaria de salvar vidas como um médico? E que tal ser professor, advogado, administrador? São tantas opções! Se você está prestes a fazer vestibular e ainda não escolheu ou tem dúvidas sobre qual carreira seguir, a Universidade Federal do Pará (UFPA) pode dar uma ajudinha. Em 2011, em sua 13ª edição, a Feira do Vestibular (FeiVest), promovida anualmente pela Instituição, ocorrerá de 14 a 16 de setembro (4ª a 6ª feira). Serão 60 estandes com informações sobre cursos ofertados pela UFPA, na capital e no interior, além de “aulões”, bate-papo e programação cultural.

Todos os 65 cursos atualmente em funcionamento na Instituição estarão representados na Feira. Mais de 500 pessoas, entre estudantes, docentes e técnico-administrativos, estão envolvidos na organização do evento, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg). Os preparativos estão "a todo vapor" e os estandes já começaram a ser armados em frente ao Centro de Convenções Benedito Nunes, no Campus do Guamá. A estimativa é que a FeiVest 2011 receba cerca de 20 mil participantes. Ano passado, a visitação esteve em torno de 18 mil pessoas.

Escolas da rede pública e privada podem agendar visitas, bem como instituições de ensino de municípios do interior. São Miguel do Guamá, Castanhal e Capitão Poço já garantiram presença. De acordo com o assessor da Proeg, professor Mauro Magalhães, é muito importante que haja participação maciça de estudantes na Feira do Vestibular, pois será um espaço em que, além da orientação vocacional, os alunos poderão encontrar muitas informações para o vestibular. “A cada ano, cada vez mais jovens chegam ao período pré-vestibular com pouco amadurecimento. Alguns sequer sabem que profissão seguir. A FeiVest vem a ser um instrumento para que o estudante possa discernir melhor sobre suas opções e, ao mesmo tempo, entrar em contato com o conteúdo do vestibular”, afirma.

Aulões - É por isso que a Feira contará também com os “aulões”, ministrados por professores da UFPA, os quais terão como base de sustentação as matrizes de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A professora Iaci Abdon, da Faculdade de Letras, por exemplo, falará sobre o tema “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: uma visão na Língua Portuguesa”. Já a professora Maria Ludetana Araújo, da Faculdade de Educação, falará sobre “Ciências da Natureza: um passeio pelo meio ambiente”.

O terceiro aulão será sobre “A Linguagem Matemática e suas tecnologias nos exames de seleção” e terá como ministrante o professor Renato Guerra, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). Já o tema “O Rio Amazonas, sua grandeza, seu povo, sua vida, seus aspectos socioculturais” será debatido por Socorro Simões, da Faculdade de Literatura, e Márcia Pimentel, da Faculdade de Geografia.

Bate-papo - O bate-papo abordará o tema “Uma forma de selecionar estudantes para o ensino superior” e terá a participação da pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlene Freitas, além de professores da UFPA, professores da rede particular de ensino e representantes da Secretaria de Educação do Estado do Pará. Para a pró-reitora, a Feira do Vestibular da UFPA, além de representar um espaço de convivência acadêmica entre candidatos, alunos e professores, traz a oportunidade para os candidatos discutirem questões, participarem de aulas, obterem informações sobre temas do concurso e sobre os seus procedimentos. “A Feira é, ainda, um espaço de entretenimento, alegria e encontros”, define Marlene. Tanto os aulões quanto o bate-papo serão transmitidos online no Portal da UFPA.

Abertura e encerramentos - O reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, deve participar da abertura oficial da FeiVest, agendada para as 9h do dia 14. Já o encerramento de cada um dos três dias da Feira contará com bandas de músicos locais e de estudantes, como o Grupo de Chorinho, a Banda Achados e Perdidos e a Banda Pimentas Inflamáveis, os quais se apresentarão no palco alternativo armado em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes.

Para conferir a programação completa da FeiVest UFPA 2011, clique aqui.


Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA




Nenhum comentário:

Postar um comentário