segunda-feira, 30 de abril de 2012

# Estudos sobre câncer #


INCA divulga documento sobre câncer relacionado ao trabalho

 
São Paulo - O Instituto Nacional de Câncer divulgou nesta sexta-feira a publicação "Diretrizes para a Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho". O documento quer facilitar a identificação das causas de determinados tipos de câncer por agentes específicos, além de levar a políticas públicas de revisão dos ambientes de trabalho insalubres.

O levantamento lista pelo menos 19 tipos de tumores - entre eles os de pulmão, pele, fígado, laringe, bexiga, mama e leucemias - que estão relacionados à ocupação e ao ambiente de trabalho. Também mostra que trabalhadores de algumas profissões, como as de cabeleireiro, piloto de avião, comissário de bordo, farmacêutico, químico e enfermeiros são muito mais propensos ao desenvolvimento desses tumores.

Conforme a página do Inca na internet, o lançamento contou com a presença do diretor do Departamento de Vigilância da Saúde Ambiental e da Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Neto e do diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini.

Santini salientou que o “documento é absolutamente estratégico para que se conheça as informações e se aborde a vigilância do câncer de maneira adequada”. Ele sugeriu que o material seja apresentado formalmente ao ministro da Saúde, aos secretários do Ministério e a instâncias como Conselho Nacional de Saúde, Conselho de Secretários Municipais e Estaduais de Saúde. “Esses atores podem pautar a agenda e estabelecer prioridades.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário