terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Reprodução

A Reprodução: Consiste no processo onde um ou dois organismo originam um novo indivíduo, perpetuando a sua espécie.

TIPOS DE REPRODUÇÃO:
1.  A Reprodução Assexuada ou Agâmica:
Ocorre quando um único organismo origina outros, sem que haja a formação e a consequente participação de gametas. Esse processo leva à formação de descendentes geneticamente iguais entre si (clones) e aos seus ancestrais.
NOTA: Nesse tipo de reprodução, o fenômeno observado é a Mitose.
Vantagens e Desvantagens da Reprodução Assexuada:
a) VANTAGENS: Esse tipo de reprodução permite a formação de indivíduos geneticamente iguais (clones) desde que não ocorra mutações, preservando as qualidades desejadas, como por exemplo em plantas.
b) DESVANTAGENS: Esse tipo de reprodução tem o inconveniente de não permitir a ocorrência de variabilidade genética. Portanto, a capacidade de resistir ou não a ação de determinado patógeno será exibida por todos os indivíduos ou por nenhum neles.

2.  A Reprodução Sexuada ou Gâmica:
Ocorre quando dois organismos originam um ou mais indivíduos. Cada um deles contribui com a participação de um gameta.
Após a fecundação (união dos gametas), forma-se um célula ovo ou zigoto, que sofre mitoses sucessivas, originando um novo organismo.
Podemos observar na reprodução sexuada dois fenômenos:
q  Meiose: Por seu intermédio forma-se células haploides (n).
q  Fecundação: Através dela reconstitui-se o número normal de cromossomos da espécie.
Vantagens e Desvantagens da Reprodução Sexuada:
a)VANTAGENS: A grande variabilidade genética oferece a vantagem de possibilitar a sobrevivência da espécie num ambiente em processo de alteração.
b)DESVANTAGENS: A “diluição” das características parentais entre os descendentes acarreta uma perda de homogeneidade.
NOTA: Na reprodução sexuada, nem sempre ocorre a participação de gametas. Algumas bactérias aproximam-se e unem-se através de pontes citoplasmáticas. A bactéria macho injeta na bactéria fêmea parte do seu material genético. Em seguida ocorre no interior da fêmea, recombinação gênica. A seguir a bactéria fêmea divide-se e origina novas bactérias-filhas. Fenômeno denominado Conjugação.
3.        Casos Especiais de Reprodução:
a) Partenogênese (parthenos = Virgem; gênesis = Origem): Ocorre quando o gameta feminino (óvulo) de certos animais se desenvolve formando um novo indivíduo, sem que tenha sido fecundado.
A partenogênese pode ser classificada em:
·         Arrenótoca: Quando produz somente macho (Apis mellifera - Abelhas);
Exemplo: Nestes animais, as abelhas rainhas (fêmeas férteis), produzem óvulos haploides (n), que podem ou não ser fecundados pelos espermatozoides dos zangões.
Os óvulos fecundados originam fêmeas diploides (2n). Os óvulos não fecundados desenvolvem-se por partenogênese e originam somente zangões que são haploides (n).
·         Telítoca: Quando produz somente fêmea (Toxoptera graminum – Pulgões);
·         Deuterótoca: Quando são produzidos machos e fêmeas (Bombyx mori – Mariposas).
b) Pedogênese (pedos = Criança; gênesis = Origem): Ocorre quando um indivíduo na fase de larva torna-se capaz de produzir óvulos que originam outras larvas, sem que haja fecundação.
Ocorrência: Moscas do gênero Miastor.
c) Neotenia: Ocorre quando larvas tornam-se sexualmente ativas, envolvendo a participação de gametas que se fecundam originando um zigoto.
Ocorrência: larvas de Salamandras (Ambystoma tigrinum e ambystoma mexicanum).
d) Poliembrionia: Ocorre quando observamos a formação de vários embriões a partir de um único zigoto. Como todos os indivíduos assim formados, são provenientes de um zigoto, conclui-se que todos eles terão a mesma constituição genética; logo são necessariamente do mesmo sexo. Ocorre gêmeos univitelinos ou monozigóticos, também conhecidos como gêmeos verdadeiros.
Nota: Na espécie humana, nem sempre a Poliembrionia é responsável pela formação de gêmeos. Uma mulher pode liberar dois ou mais óvulos durante uma ovulação, que podem ser fecundados por espermatozóides diferentes, fenômeno denominado Superfecundação. Forma-se então gêmeos bivitelinos, ou fraternos, ou dizigóticos ou falsos. Caso a fecundação ocorra em ciclos diferentes, determinando a formação de gêmeos com idades gestacionais diferentes, teremos o fenômeno denominado de Superfetação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário