terça-feira, 29 de março de 2011

ARTIGO I – CÂNCER: CONHECENDO A DOENÇA SILENCIOSA

O que é o Câncer?
Doença genética de células somáticas específicas, cuja malignização resulta frequentemente de mutações em genes que controlam a multiplicação celular. Todo câncer humano resulta de mutações do DNA, as quais o tornam a doença genética mais comum.
Como ele inicia?
As células normais apresentam uma regulação muito precisa do seu crescimento. Durante o desenvolvimento, os órgãos aumentam até o seu tamanho adequado e então param de crescer. A pele e outros epitélios mantêm-se em um equilíbrio dinâmico, substituindo as células mortas da superfície por células novas, resultantes de divisão celular da membrana basal. Os mecanismos pelos quais esse controle é mantido ainda não são totalmente conhecidos. Às vezes, algumas células escapam desse processo regulatório e passam a crescer e a se dividir descontroladamente. A passagem para esse crescimento descontrolado chama-se neoplasia e o conjunto de células resultantes, que não segue a taxa normal de divisão celular do tecido originário, nem possui função determinada, é denominado neoplasma ou tumor. E corrente, entretanto, o uso do termo neoplasia como sinônimo de neoplasma ou tumor.
Tipos de tumores
Os tumores podem ser benignos ou malignos. Os benignos são autolimitantes, não se disseminam entre tecidos adjacentes, nem formam metástases, mas podem causar problemas por pressão mecânica. Já os malignos mostram crescimento ilimitado, podem se disseminar entre tecidos vizinhos, quando por metástases, isto é, quando algumas células neoplásicas entram na corrente sanguínea ou linfática e atingem outros órgãos, nos quais podem formar um novo foco tumoral.
São classificados em:
·        Carcinomas (tecido epitelial)
·        Sarcomas (tecido conjuntivo)
·        Linfomas (tecido linfático)
·        Gliomas (células da gliais do sistema nervoso central)
·        Leucemias (órgãos hematopoiéticos)
Estágio I: célula geneticamente alterada
estágio II: Hiperplasia
Estágio III: Câncer in situ
Estágio IV: Câncer invasivo

A denominação dos tumores deriva, em geral, dos tecidos que os originam. Assim, por exemplo, miomas e adenomas são tumores benignos de músculos e glândulas, respectivamente; carcinoma ovariano e sarcoma osteogênico são neoplasmas malignos, respectivamente, do epitélio ovariano e do tecido ósseo.
O termo Câncer (do latim, cancer = caranguejo) originariamente referia-se aos carcinomas, que se estendem aos tecidos adjacentes como as pernas de um caranguejo, mas, hoje em dia, também é aplicado à s demais neoplasias.
Fonte: Borges-Osório, Maria Regina Genética humana / Maria Regina Borges-Osório e Wanyce Miriam Robinson. -2. Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário